Sisu 2017: Inscrições gratuitas (Saiba como Participar)

O Sisu é uma das maiores preocupações dos jovens que estão acabando o ensino médio, e também daqueles que ainda não conseguiram ingressar na universidade. A seguir serão tiradas algumas dúvidas a respeito desse processo.

O que é o Sisu?

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um sistema que acontece todos os anos, no início do ano é o Sisu de verão e no meio o Sisu de inverno. Ele é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), e é por meio desse sistema que universidades federais de todo o Brasil ofertam vagas para candidatos que prestaram o último Enem (Exame nacional do ensino médio).

Quais os requisitos para participar do Sisu?

Quem prestou o último Enem, ou seja, em 2016, pode participar do Sisu. Porém o candidato não pode ter zerado a redação. Além disso, algumas instituições exigem notas mínimas para a inscrição nos cursos, portanto o candidato irá saber na hora da inscrição, se sua nota é suficiente para concorrer a essa vaga.

O Sisu possui um sistema de cotas, e reserva algumas vagas para essas cotas. Portanto a modalidade Ampla Concorrência, em que todos os candidatos concorrem, mas também existem cotas para quem cursou o ensino médio na rede pública, para autodeclarados negros, pardos ou indígenas e para quem possui baixa renda.

As modalidades em que o candidato pode se inscrever são ensino médio cursado integralmente na rede pública de ensino, e renda familiar bruta de até um salário e meio por pessoa; ensino médio cursado integralmente na rede pública de ensino, independente de renda; autodeclarados negros, pardos ou indígenas, que cursaram o ensino médio integralmente na rede pública de ensino, e renda familiar bruta de até um salário e meio por pessoa e autodeclarados negros, pardos ou indígenas, que cursaram o ensino médio integralmente na rede pública de ensino, independente de renda.

Se o candidato for aprovado na modalidade de cota em que escolheu, ele deverá comprovar que possui os requisitos exigidos para a opção, no momento da matrícula. Se a comprovação não for feita, ele perde a vaga.

Onde fazer a inscrição do Sisu?

As inscrições do Sisu são gratuitas e devem ser feitas diretamente no site do programa, com a inscrição e senha do candidato no Enem. Logo após a inscrição, o candidato deve escolher duas opções de curso. A primeira opção é a principal, pois se não for aprovado na chamada regular, o candidato ainda pode participar da lista de espera.

O candidato pode mudar suas opções de curso quantas vezes quiser, durante o tempo de inscrição. Diariamente é divulgada uma parcial da nota de corte, dos inscritos até o momento, para o candidato ter uma referência de sua posição. A opção definitiva é última que o candidato coloca, ao fim do prazo de inscrição.

O Sisu possui apenas uma chamada regular. Porém quem não conseguiu passar na primeira opção de curso, ou passou na segunda, ainda pode se inscrever para participar da lista de espera, que posteriormente cada universidade divulgará quando serão feitas as chamadas dos aprovados dessa lista

O resultado do programa pode ser conferido diretamente no site do Sisu (sisu.mec.gov.br), na área da inscrição, nas instituições de ensino ou na Central de atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161.

O candidato selecionado pelo Sisu deve se informar conforme o site do sistema ou na universidade, a respeito de datas de matricula.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 3,00 out of 5)

Loading...

Talvez você se interesse por:

Está página foi lhe útil? Por Gentileza Clique no G+ e Facebook. É muito importante para nós!