Resultado Prouni 2017: Convocação dos Candidatos (Saiba como verificar)

O Prouni é uma grande oportunidade para pessoas de baixa renda que desejam cursar uma universidade particular sem se endividar. Esse programa oferece bolsas integrais e parciais a quem não teria condições de pagar integralmente uma universidade.

O que é o Prouni?

O Prouni (Programa Universidade para todos) é um programa do Ministério da Educação, criado em 2004 pelo Governo Federal. Esse programa foi criado afim de oferecer bolsas integrais ou parciais (de 50%) em universidades particulares, para pessoas de baixa renda.

Quais os requisitos para participar do Prouni?

Pode participar do Prouni pessoas que tenham feito o Enem no ano anterior, que tenham tirado nota superior a 450 nas quatro áreas exigidas na prova, e que não tenham zerado a redação.

Afim de concorrer a uma bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário e meio por pessoa. Já para concorrer a bolsas parciais (de 50%), o candidato deve comprovar renda familiar de até 3 salários por pessoa.

O candidato também deve possuir algum dos seguintes critérios: ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública, ter cursado integralmente o ensino médio em escola particular recebendo bolsa integral, ter cursado o ensino médio parte em escola pública e parte em escola particular com bolsa integral, possuir alguma deficiência, ser professor da rede pública exercendo o magistério na educação básica e concorrer a bolsas em cursos em licenciatura (nesse caso não há exigência de renda).

Como e onde fazer a inscrição do Prouni?

A inscrição no Prouni deve ser feita diretamente pelo site do programa no link http://siteprouni.mec.gov.br/o_prouni.php.  Utiliza-se o número de inscrição e a senha do Enem para acessar o site e fazer a inscrição, durante os dias que são divulgados previamente para a mesma ser feita.

Após a inscrição, deve-se escolher a primeira opção de curso e a modalidade que deseja concorrer. Depois de escolher a primeira opção, deve-se escolher a segunda, da mesma forma que a primeira.

Ao final de cada dia de inscrição, uma parcial de notas de corte é divulgada, porém isso não decide o resultado final, já que as opções de curso podem ser alteradas até o ultimo dia de inscrição.

A inscrição no programa é inteiramente gratuita. Caso queira participar do programa, porém não tenha computador ou internet, o candidato deve se dirigir a uma universidade participante do programa, que elas devem oferecer acesso gratuito a quem deseja fazer a inscrição.

Como funciona o sistema de cotas no programa?

O Prouni oferece algumas vagas reservadas a pessoas autodeclaradas negras, pardas ou indígenas e também a deficientes. O candidato que deseja se inscrever para esse tipo de vaga também deve se enquadrar nas outras exigências do programa. O percentual de vagas a cotistas varia em cada local, pois a porcentagem de cotas é igual a porcentagem de negros, pardos e indígenas de cada estado.

Como saber o resultado do Prouni?

O Prouni possui duas chamadas iniciais, uma divulgada dia 6 de fevereiro, e outra no dia 20. Pode-se ter acesso ao resultado por meio do site, utilizando a inscrição e a senha do Enem, nas instituições de ensino participantes do programa, ou na central de atendimento pelo telefone 0800-616161.

Caso as vagas não sejam preenchidas nessas duas chamadas, a universidade ainda pode convocar mais inscritos, afim de assumir essas vagas.

Como proceder após ser selecionado no programa?

O candidato selecionado no programa deve comparecer a instituição em que foi selecionado, durante os dias divulgados previamente para a matricula. O selecionado deve levar os documentos exigidos, que são encontrados diretamente no site do Prouni. O prazo para as matriculas da primeira chamada é de 6 a 13 de fevereiro, e o da segunda chamada é de 20 a 24 de fevereiro.

Caso não for selecionado nas primeiras chamadas, o candidato ainda pode se inscrever em uma lista de espera, afim de concorrer a vagas que não foram ocupadas anteriormente. O candidato deve manifestar interesse nessa lista por meio do site do Prouni durante o período de 7 e 8 de março.

O candidato pode participar da lista de espera da primeira opção de curso se não for selecionado nas duas primeiras chamadas regulares e também se for selecionado na segunda chamada, mas não tenha conseguido a vaga por não ter formação de turma.

Já para a segunda opção de curso, pode participar da lista de espera quando for selecionado anteriormente, porém não teve formação de turma e quando não foi selecionado por não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso.

A relação dos candidatos participantes da lista de espera deverá ser divulgado dia 10 de março e os participantes dessa lista devem comparecer a instituição entre os dias 13 e 14, com os documentos necessários para realizar a matricula.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4,00 out of 5)

Loading...

Talvez você se interesse por:

Está página foi lhe útil? Por Gentileza Clique no G+ e Facebook. É muito importante para nós!