FGTS 2017: Dicas para Sacar Integralmente seu FGTS Agora!

Ainda no ano passado o presidente Michel Temer anunciou uma medida provisória para liberar o saque de contas inativas do FGTS. No entanto, algumas pessoas não sabem o que isso significa nem como efetuar essa tarefa.

O fato é que essa novidade deixou muitas pessoas alvoroçadas e animadas para receber uma grana, já que a situação econômica de nosso país não é uma das melhores. A seguir, você tirará todas as suas dúvidas e aprenderá como sacar integralmente o seu FGTS.

Saque de Contas Inativas – o que isso significa

Para entender o que isso significa, é preciso saber que a cada contrato de trabalho, uma nova conta do FGTS é criada para você na Caixa Econômica Federal, todas vinculadas ao seu CPF. Desse modo, a conta anterior, de quando você trabalhava em outra empresa, se tornou inativa.

Mesmo que você volte a trabalhar nessa empresa, a conta continua sendo inativa e uma nova é criada para você. A medida provisória criada por Michel Temer prevê que a pessoa poderá sacar o dinheiro dessas contas inativas, mas apenas daquelas cujos depósitos aconteceram até 31 de dezembro de 2015.

Assim, o trabalhador poderá ter acesso a uma determinada quantia de dinheiro.

Limite e quem tem direito ao saque do FGTS

Com a medida provisória também foi anunciado que não haverá um limite para saque do FGTS. Ou seja, o cidadão poderá sacar todo o valor de suas contas inativas. O volume esperado para saques é de R$30 bilhões, sendo que todos os pagamentos serão feitos através da Caixa Econômica Federal.

A instituição também é a responsável por liberar o calendário com a data dos saques, que devem variar de acordo com a data de nascimento do cidadão.

Podem sacar o saldo de contas inativas somente aqueles trabalhadores que tenham trabalhado até 31 de dezembro de 2015 e não puderam sacar o FGTS, devido ao fato de terem pedido demissão ou terem sido demitidos por justa causa. As contas ativas no dia 31 de dezembro de 2015 e ativas até o momento não poderão sacar em 2017.

Como consultar o saldo de suas contas inativas

É possível consultar o saldo de todas as suas contas inativas através de aplicativos e sites que a Caixa está disponibilizando. Para a consulta é preciso ter o número do NIS/PIS em mãos, além do Título de Eleitor e documentos de identificação.

Um dos meios é o site da Caixa, indo na aba “Benefícios e Programas”, e logo depois selecionando “FGTS”. Depois, clique em “Consulte seu FGTS”, cadastre uma senha e tenha acesso ao saldo.

Também é possível fazer isso pelo aplicativo do FGTS, por telefone, SMS ou nas agências e lotéricas (nesse último caso, apresente também o seu Cartão Cidadão).

Como sacar o FGTS de forma integral

O presidente Michel Temer e a Caixa Econômica Federal divulgaram nesta terça-feira (14) o calendário de saque do dinheiro das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Os recursos serão liberados gradualmente para evitar uma corrida às agências do banco público, que administra o fundo.

Veja abaixo o calendário completo:

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 4,00 out of 5)

Loading...

Está página foi lhe útil? Por Gentileza Clique no G+ e Facebook. É muito importante para nós!