Detalhamento de crédito INSS

Todos os trabalhadores ao terem seu primeiro emprego de carteira assinada começam a contribuir com o INSS. Quem é autônomo pode contribuir de maneira avulsa pagando uma taxa mensal. Você pode ter acesso a todos esses pagamentos por meio do detalhamento de crédito INSS pela internet mesmo. E nesse artigo nós vamos mostrar o passo a passo para você ver como é muito simples e fácil. Confira!

O que é INSS?

O INSS é o Instituto Nacional de Seguro Social, uma órgão da Previdência Social responsável por gerir os pagamentos de aposentadorias, pensões e benefícios dos trabalhadores brasileiros contribuintes.

O pagamento, ou contribuição do INSS, é algo que acontece ao longo de toda a vida de trabalho e depois quando você se aposentar é o INSS o responsável pelos pagamentos mensais do valor da aposentadoria.

Além disso, ele também pode pagar seguros referentes a acidentes de trabalho, licença maternidade, afastamento temporário das atividades por causa de doença, e outros como pensão a familiares em caso de morte, invalidez e outros.

Os valores da contribuição correspondem a uma porcentagem do salário bruto e são descontados automaticamente todos os meses na folha de pagamento. E você pode acessar o seu detalhamento de crédito INSS sempre que quiser para saber se o imposto está sendo pago de maneira correta, porém não pode retirar o dinheiro se não se encaixar em uma das condições citadas acima.

O que é o detalhamento de crédito?

O Detalhamento de Crédito INSS é a garantia que os trabalhadores têm de que o dinheiro que está sendo descontado do seu salário está realmente indo para a contribuição mensal do INSS. E assim em caso de doença, licença maternidade, férias, aposentadoria, invalidez e até mesmo morte, tem a segurança de que receberá o seguro e os valores do benefícios conforme consta na lei.

E assim, mesmo que não possa trabalhar, poderá receber um valor mensalmente para conseguir se sustentar. Ou para os seus dependentes, no caso de morte.

O detalhamento de crédito INSS fica disponível para qualquer contribuinte que queira saber quanto já foi pago ao longo dos anos de trabalho. Porém esse dinheiro não pode ser sacado a menos que exista uma justificativa válida, como aposentadoria por tempo de serviço, invalidez, ou afastamento temporário.

Em resumo, o detalhamento de crédito pode funcionar como uma espécie de poupança onde, mas onde você apenas pode ver os depósitos feitos, sem a opção de retiradas.

Como retirar o detalhamento de crédito online?

Se você já é contribuinte do INSS, não importa a quanto tempo, você pode retirar o Detalhamento de Crédito Online, pois ele fica disponível logo no primeiro mês de contribuição. E tudo o que você precisa é de saber o número do seu CPF para realizar um cadastro, caso seja o seu primeiro acesso ao site.

O detalhamento de crédito INSS online é feito pelo site do Meu INSS, nesta página você também pode ter acesso a simulações sobre aposentadoria por tempo de serviço, por tempo de contribuição. Pode acessar resultados e perícias médicas, caso tenha pedido benefícios como o auxílio doença. Entre outros serviços disponíveis no portal.

Para solicitar o detalhamento de crédito INSS no seu primeiro acesso é preciso seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site https://meu.inss.gov.br/ e clique em login e depois em Cadastre
  • Depois insira seus dados como nome completo, data de nascimento, CPF.
  • Será gerado um código de acesso que depois de logar você deverá alterar para uma senha de sua preferência.
  • Volte ao site https://meu.inss.gov.br/ e clique na opção de Histórico de Crédito de Benefício.
  • Insira seu CPF e sua senha e clique em prosseguir

Na página seguinte você terá todo o detalhamento de crédito dos anos de contribuição de todos os empregos que em que você teve carteira assinada. Se quiser é possível imprimir a página. Porém você pode realizar essa pesquisa sempre que desejar, basta seguir os passos acima. Lembrando que o cadastro só precisa ser feito uma vez, por isso guarde a sua senha para ser utilizada nas próximas consultas! Em caso de dúvidas sobre o detalhamento de crédito, o INSS disponibiliza a Central de Atendimento do 135 para atender os trabalhadores. Você pode ligar de segunda a sexta das 7h às 22h.

E se você ficou com alguma dúvida sobre esse artigo, é só nos fazer uma pergunta nos comentários que responderemos assim que possível!

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

Está página foi lhe útil? Por Gentileza Compartilhe no WhatsApp. É muito importante para nós!