Consultar benefício INSS

Qualquer trabalhador, seja ele autônomo ou de carteira assinada, que contribui com o INSS tem o direito de um dia vir a receber o benefício. Seja por causa de aposentadoria por tempo de serviço, pensão por dependência, seguro por causa de doença, licença maternidade, ou qualquer outro motivo.

E por ser um beneficiário é possível fazer consulta do saldo de diversas maneiras, inclusive pela internet. Se você está interessado em saber mais sobre como Consultar Benefício INSS, tirar extrato, número, entre outra outras informações. Nós preparamos um artigo com todas essas respostas para você. Continue lendo e entenda tudo”

O que é o INSS?

Primeiramente antes de saber como Consultar Benefícios INSS é preciso saber o que essa sigla realmente significa. Pois ela é a abreviação de Instituto Nacional de Seguro Social, que nada mais é do que uma órgão da Previdência Social responsável pela distribuição dos pagamentos de aposentadorias, pensões, auxílios em caso de doença, licença maternidade e outros tipos de pagamentos a trabalhadores.

Mas para ter direito a receber o INSS é necessário que o trabalhador seja contribuinte ativo, ou seja, que enquanto esteve trabalhando de carteira assinada ele descontou os devidos valores do imposto todos os meses. Ou em caso de trabalhadores autônomos, pagou a taxa avulso da INSS.

Caso essas taxas estejam todas em dias, em caso de doenças, acidentes de trabalho, invalidez, licença maternidade, aposentadoria e outros, é possível entrar com o pedido de recebimento de um valor mensal. Esse valor irá variar de acordo com o valor que foi contribuído ao longo dos anos.

Por lei, todos todos trabalhadores que têm carteira assinada são contribuintes com INSS, essa contribuição é feita de maneira automática e o desconto ocorre em folha. Ou seja, você já recebe o seu salário com o desconto, sem a opção de recusar.

Para solicitar o benefício é necessário ir pessoalmente até uma agência da Previdência Social com documentos pessoais em mãos e assim ser orientado a abrir o pedido para receber o benefício. Pode ser necessário passar por consultas ao longo do processo, principalmente quando o pedido é feito por causa de doenças.

Benefício pelo Número do CPF

Você pode consultar benefícios INSS apenas com o número do CPF, caso você não saiba o número do INSS ou porque o CPF é está mais fácil. Veja o passo a passo:

  • Acesse ao site https://meu.inss.gov.br
  • Clique em Extrato Previdenciário (Cnis) e depois clique em login.
  • Informe o seu CPF e a sua senha no site.

Caso não tenha senha clique em cadastre. Você será redirecionado para outra página, informe seus dados pessoais, nome completo, CPF, data de nascimento e outros que pedirem e depois finalize o cadastro. Pronto, você já pode consultar o seu benefício pelo número do CPF sempre que desejar.

Número do INSS pelo CPF

Caso você já seja um beneficiário, mas não sabe qual o número do seu benefício, não precisa de se preocupar, pois existem diversas maneira de se descobrir isso. Algumas muito simples que podem ser realizadas pelo telefone e pela internet e tudo o que você precisa é do número do seu CPF.

Para saber o benefícios pelo número do CPF você pode ligar diretamente na Central de Atendimento da Previdência Social pelo número 135 que atende de segunda à sexta de 7 horas da manhã até as 22 horas da noite. E essa consulta benefício INSS pode ser realizada de telefones fixo, sem custo, ou de celulares, com o preço de uma ligação local.

Selecione então a opção de falar com um atendente e quando for atendido informe o número completo do seu CPF. Caso o número esteja correto, ele irá confirmar mais alguns dados, como nome completo, data de nascimento e nome da mãe e depois da confirmação irá informar o número do seu benefícios INSS. Anote bem esse número, pois você pode precisar dele para consultar benefício INSS como saldo, extratos, data de pagamento e outros.

Consultar Benefício Concedido

Se você tem direito a receber o INSS ou já recebe e quer aprender a consultar o benefício concedido sem precisar de ir até uma agência. Então você pode contar com a comodidade da internet.

No site do meu INSS você consegue acessar todos os serviços possíveis do benefício e escolher o que deseja consultar, ver o extrato e saber as datas de pagamento de cada mês. Além disso, ainda pode imprimir o comprovante para o imposto de renda e ficar em dia com a sua declaração.

Você só precisa acessar o site https://meu.inss.gov.br e utilizar o seu CPF e senha cadastrados anteriormente. É possível acessar quantas vezes quiser e de onde você quiser, sem filas e sem burocracia. Uma verdadeira facilidade na hora de consultar benefício INSS, então aproveite!

E se ainda ficou alguma dúvida sobre como fazer a consulta, é só nos contar pelos comentários!

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

Está página foi lhe útil? Por Gentileza Compartilhe no WhatsApp. É muito importante para nós!