Como consultar se seu nome (CPF) está sujo no Serasa, SPC e SCPC

Muitos brasileiros acabam ficando endividados com inúmeras contas que fazem e não conseguem pagar. Dívidas que geram prejuízos financeiros e acabam com a economia de qualquer família.

Essas dívidas são provenientes não somente de compras a prazo, mas também de compras realizadas com cartões de crédito e cheques. Quando um indivíduo fica endividado, o seu nome vai parar em sistemas como Serasa, SPC e SCPC, que mostra inadimplências e quem está negativado.

É possível consultar, em cada um desses sistemas, como está o seu nome e a sua situação. A seguir, nós ensinamos como.

Como consultar CPF no Boa Vista SCPC?

A base SCPC, também conhecida como Boa Vista SCPC (https://www.boavistaservicos.com.br) é a única onde é possível fazer a consulta de graça pela internet.

Para realizar a consulta de graça, o indivíduo deve acessar o site e clicar em “Consulta CPF grátis”. É preciso um cadastro para conseguir efetuar a consulta do SCPC e, depois, informar o e-mail e a senha.

Com o cadastro efetuado e o sistema acessado, o sistema do SCPC informa se há algum registro naquele CPF. Caso haja, é possível checar todos os detalhes dos débitos, até mesmo a empresa. Também é possível consultar de forma presencial nos postos de atendimento do SCPC.

Como consultar CPF no Serasa?

A consulta gratuita no Serasa pode ser feita de forma presencial nas agências da empresa espalhadas por diversas regiões do país. Os endereços você encontra no site do Serasa.

Através da internet a consulta disponibilizada do Serasa é paga e deve ser feita por meio do programa ‘Me Proteja’. É necessário aderir um plano: mensal a partir de R$19,90 ou R$10,00 por mês no plano anual.

Uma outra consulta gratuita do Serasa é disponibilizada no site (https://www.serasaconsumidor.com.br), mas ela é restritiva. O site do Serasa mostra apenas se o consumidor possui alguma dívida com as empresas cadastradas no sistema, não com todas do país.

Como consultar CPF no SPC Brasil?

No sistema do SPC Brasil (https://www.spcbrasil.org.br) também não é possível fazer uma consulta completa gratuita, apenas de forma presencial.

A consulta do SPC realizada pessoalmente exige apenas que o indivíduo apresente o CPF original e um documento com foto. Ela deve ser feita em um dos balcões de atendimento do SPC em todas as regiões brasileiras.

Através da consulta o indivíduo recebe um extrato do SPC com todos os dados da sua dívida e da empresa. Com esses dados o indivíduo pode entrar em contato com a empresa para renegociar a dívida e quitar o débito.

Como pagar suas dívidas e retirar seu nome (CPF) desses sistemas?

A melhor forma de tirar o seu nome desses sistemas do Serasa, SPC e SCPC, ou seja, torna-lo “limpo” novamente é quitando a dívida. Na maioria dos casos é possível ir diretamente até a loja ou empresa, informar o seu nome e a dívida que possui. Os atendentes lhe passarão todos os detalhes para renegociar a dívida.

Caso o seu interesse seja pagar tudo à vista naquele momento, informe para que seja possível. O seu nome deve sair dos sistemas do Serasa, SPC e SCPC nas semanas seguintes e, se isso não acontecer, retorne à empresa.

Como aumentar seu Score no Serasa

O Serasa é uma empresa de proteção ao crédito que tem um banco de dados das pessoas que possuem dívidas em seu nome que não foram pagas, assim essa empresa é muito buscada por outras empresas que desejam saber se o possível cliente possui dívidas pendentes ou não para saber se irá aprovar crédito a ele.

Uma ferramenta muito utilizada pelo Serasa é o score, que consiste em uma pontuação dada a cada usuário que poderá contar muito na hora de você solicitar um crédito, por isso saber como aumentar seu score no Serasa é fundamental.

Deseja conhecer mais sobre o score e saber como aumentar sua pontuação? Continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir!

O que é score

O score é uma ferramenta utilizada pelo Serasa para verificar o perfil de cada consumidor a fim de evitar futuras inadimplências que serão prejudiciais para ambas às partes. Em outras palavras podemos falar que assim como quando você vai emprestar um dinheiro para uma pessoa você antes analisa o perfil dela e pensa direitinho se ela realmente terá como lhe pagar, o score faz o mesmo para o Serasa.

Essa ferramenta utiliza-se de uma pontuação que vai de 0 a 1.000 por cada consumidor, e por meio dela é possível que as empresas possam averiguar qual é o perfil de determinado consumidor e saber as chances dele pagar suas contas em dia dentro do prazo de um ano.

Hoje em dia cada vez mais as empresas utilizam-se do score para concederem créditos de maneira geral, como exemplos têm as redes de lojas físicas, empresas de telefonia, de TV a cabo, financeiras e prestadoras de serviços como bancos e credoras de cartão de crédito.

Consultar score no Serasa consumidor?

A fim de facilitar a vida dos consumidores o Serasa Experian criou um site chamado Serasa Consumidor onde é possível acessar o seu score e também todas as informações acerca de seu CPF, e após conhecer sua pontuação será mais fácil saber como aumentar seu score no Serasa.

O site está disponível na web e também em aplicativo para smartphone, android e IOS. Para fazer o seu cadastro e acessar agora mesmo as suas informações basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a página serasaconsumidor.com.br e clique no botão “cadastre-se” localizado no canto superior direito da tela.
  2. Preencha os campos como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e crie uma senha, marque a caixa “declaro que li e aceito os termos” e clique no botão criar conta grátis.
  3. Você será direcionado para uma página onde será necessário acrescentar algumas informações pessoais como nome da mãe e telefones de contato, preencha como se pede e finalize o seu cadastro.
  4. Pronto, você já será direcionado para a página inicial do Serasa consumidor e estará pronto para verificar o seu score. Caso tenha alguma pendência, poderá também verificar todas as informações acerca desta.

Como aumentar?

Como falamos acima, o score é feito a partir de uma análise de perfil que avalia a probabilidade de uma pessoa pagar as suas contas em dia dentro de um prazo de um ano, portanto para aumentar o seu score o que você deve fazer é sempre pagar as contas o quanto antes, evitando atrasos. Além do mais, evite deixar de pagar alguma conta, ou sua pontuação irá abaixar significativamente.

Sempre que for fazer uma compra, independente da forma de pagamento solicite que seja acrescentado a nota fiscal o seu CPF, pois é a partir destas compras que o sistema reconhece cada consumidor e isso irá te ajudar a aumentar sua pontuação no score.

Confira a seguir algumas dicas de como aumentar pontuação no score do Serasa:

  • Não se esqueça de pagar suas contas em dia
  • Caso tenha algum tipo de pendência em seu nome você deverá quitá-la imediatamente
  • Atualize sempre os seus dados cadastrais no site do Serasa Consumidor
  • Coloque suas contas no débito automático
  • Reduza os gastos desnecessários e faça um planejamento financeiro para evitar inadimplência
  • Se inscreva no Cadastro Positivo.

Como é gerado o Score?

O score é gerado conforme as informações do seu perfil, sendo que a sua pontuação irá variar conforme o risco de inadimplência de pessoas que possuem um perfil semelhante ao seu.

  • Pontuação de 0 a 300 – Alto risco de inadimplência;
  • Pontuação de 300 a 700 – Médio risco de inadimplência;
  • Pontuação de 700 a 1000 – Baixo risco de inadimplência.

Como você pode ver, quando maior a pontuação menor o risco de inadimplência e consequentemente maior chance de ter o crédito aprovado, por isso saber como aumentar seu score no Serasa é fundamental!

Como consultar CPF no Serasa

Quando estamos com algum tipo de pendência financeira em nosso nome, é comum que nós fiquemos com o nome sujo no Serasa, que é uma empresa de proteção ao crédito que possui um banco de dados que indica quem possui dívidas vencidas que não foram pagas.

E isso poderá fazer com que nós tenhamos o crédito negado enquanto o nome estiver na lista dessa empresa. Se você não sabe se o seu nome está sujo saber como consultar CPF no Serasa é fundamental para que você possa tirar essa dúvida.

Nesse artigo eu irei falar tudo o que você precisa fazer para ter sucesso na sua busca de como consultar CPF no Serasa, continue conosco e confira!

Serasa consumidor

O Serasa Consumidor é um site especializado do Serasa Experian, empresa brasileira responsável por analisar informações para decisões de créditos e negócios. Nele é possível consultar o CPF e fazer acordos com quaisquer que sejam as empresas credoras, e o que é melhor, de forma rápida e pratica.

Disponível também em aplicativo para smartphones, android e também o iOS o Serasa Consumidor veio para ajudar todos aqueles que tem algum tipo de dúvida em seu CPF, não necessitando de ir pessoalmente em uma agência como tinha que ser feito antigamente, encontrando todas as informações necessárias na palma de sua mão.

Se você deseja saber como consultar CPF no Serasa sem passar por nenhum problema, confira o passo a passo que separamos a seguir.

Passo a passo

  1. Acesse a página oficial do Serasa Consumidor através do endereço serasaconsumidor.com.br e clique no botão “cadastrar” localizado no canto superior direito da tela.
  2. Digite o número do CPF e preencha todos os dados que se pedem como nome completo, data de nascimento, nome completo da mãe, e-mail, telefone para contato e uma nova senha que deverá conter no mínimo 8 caracteres entre números e letras minúsculas e maiúsculas.
  3. Após confirmar todos os dados pessoais solicitados você deverá clicar em cadastrar e será redirecionado a uma nova tela com dois espaços disponíveis para verificação. Você deverá escolher entre receber o código de confirmação via e-mail ou SMS no celular e confirmar a sua opção.
  4. A depender da forma escolhida digite o código recebido e clique em confirmar código.
  5. Pronto você já está cadastrado e poderá verificar todas as informações do seu CPF online, e caso esteja com alguma pendência com qualquer que seja a empresa você poderá verificar as informações necessárias e regularizar a situação utilizando o próprio site.

É de graça?

Sim, o melhor de tudo é que o site oferece todos esses serviços de forma totalmente gratuita, não sendo necessário fazer o pagamento de nenhuma taxa.

A criação do Serasa Consumidor foi justamente para ajudar as pessoas que desejam saber se possuem ou não restrições em seu nome de forma gratuita e menos burocrática, não sendo mais necessário ir até uma agência para fazer esse tipo de serviço, embora essa opção ainda exista.

O que é score?

Score é uma ferramenta utilizada pelo Serasa que tem como objetivo analisar o processo de concessão de crédito e realização de negócio por meio de uma pontuação que vai de 0 a 1000 por cada consumidor.

De grosso modo o Serasa utiliza-se do score para avaliar qual a probabilidade de uma pessoa pagar a sua dívida em dia dentro do prazo de um ano. O score serve para que o Serasa possa conhecer melhor o perfil de cada cliente, diminuindo a taxa de inadimplência.

A pontuação é realizada de acordo com suas compras e a forma de pagamento, assim quanto mais você comprar e pagar em dia, maior vai ficando a pontuação, e consequentemente maior será sua avaliação pela empresa.

O score também irá dizer como está a sua pontuação de acordo com outras pessoas da sua idade, assim você poderá saber melhor se está bem avaliado ou muito abaixo da média de pessoas que estão na sua faixa etária.

Qual a diferença de Serasa e SPC?

É comum que algumas pessoas fiquem com dúvidas entre o Serasa e o SPC, que são duas empresas de proteção ao crédito, e embora elas sejam muito semelhantes há uma diferença entre elas em relação ao sem banco de dados.

O banco de dados do SPC é financiado pelas Câmeras dos Dirigentes Lojistas e seus dados são obtidos através de empresas credenciadas.  Já o Serasa é uma sociedade anônima que foi desenvolvida pela parceria entre associações bancárias.

Como consultar CPF no SPC grátis

Possuir o nome sem restrições é fundamental para que possamos conseguir crédito para realizar compras, ter cartão de crédito, fazer financiamentos e várias outras transações. No entanto, pode acontecer de em algum momento a situação sair do controle e as dívidas aparecerem.

O que poderá fazer com que o nome fique sujo no SPC podendo causar várias restrições na hora de fazer nossas transações, por isso se você também não sabe se o seu nome está sujo a seguir eu irei ensinar como consultar CPF no SPC grátis.

Continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir para que você possa saber se possui ou não algum tipo de inadimplência no seu nome para não passar vergonha ao tentar fazer uma transação e estar negativado.

O que é o SPC?

O SPC é a sigla que designa Serviço de Proteção ao Crédito que consiste em uma empresa cujo objetivo é atualizar os dados dos indivíduos que estão com dívidas atrasadas em seu nome.

O SPC é fundamental para que os comércios possam saber melhores informações sobre o indivíduo que deseja efetuar uma compra e saber se vale a pena ou não tê-lo como cliente, por isso se o seu nome estiver sujo no SPC as chances de conseguir um crédito irão diminuir.

Esta empresa é financiada por câmeras de dirigentes lojistas e o seu banco de dados é conforme os dados das empresas credenciadas.

Como consultar o nome?

Para que você possa saber se o seu nome está ou não sujo você deverá fazer uma consulta no site do SPC assim poderá saber qual é a sua reputação conforme as empresas que você comprou nos últimos anos.

No entanto nem sempre as pessoas sabem que possuem inadimplência no nome por isso sempre que quiser saber suas informações você poderá acessar os dados facilmente através da internet e tirar suas dúvidas.

Confira abaixo o passo a passo de como consultar CPF no SPC grátis.

  1. O primeiro passo para você que está em busca de como consultar CPF no SPC grátis é acessar o site do Consumidor Positivo através do seguinte link https://www.consumidorpositivo.com.br/.
  2. Clique em entrar e cadastrar.
  3. Em seguida é necessário que você faça um cadastro no site, preenchendo seu e-mail, nome, CPF, celular e data de nascimento. Você também irá criar uma senha que usará sempre que for fazer a consulta do seu nome.
  4. Após fazer o seu cadastro e o login no site você irá acessar uma página onde deverá olhar a situação do seu nome através do número do seu CPF.
  5. Se houver alguma inadimplência no seu CPF nos dados do SPC elas irão aparecer na tela do seu computador para que você possa saber melhor quais são as pendências.

Outra forma de como consultar CPF no SPC grátis é através do aplicativo Guia Bolso, que poderá ser baixado em qualquer smartphone.

Como limpar o nome no SPC?

Se após realizar a sua consulta você notou que o seu nome está com restrições no SPC, você poderá reverter esta situação sendo que existem três formas de limpar o seu nome, que são:

Pagando a dívida

A forma mais fácil de conseguir limpar o nome no SPC e realizando o pagamento da dívida sendo que o nome irá ser excluído do site em até 5 dias úteis após efetuado o pagamento.

Mesmo quem optar por fazer um acordo e pagar a dívida parcelada ainda terá direito a ter o nome excluído do SPC sendo formada uma nova dívida com novos prazos. Caso a pessoa atrase estes novos prazos seu nome poderá voltar ao SPC.

Briga judicial

Se você foi vítima de uma fraude e foram feitas dívidas no seu nome sem que você soubesse, você poderá entrar na justiça para discutir a dívida. Neste caso será feito todo o processo judicial para comprovar a fraude e após a comprovação o seu nome será retirado do SPC.

Quando é feito o pagamento da dívida e o nome não é retirado do SPC no devido prazo também poderá haver briga judicial.

Após 5 anos

Outra forma de excluir o seu nome do SPC é esperando 5 anos, pois conforme o Código de Defesa do Consumidor a pessoa devedora só poderá ficar neste órgão por até 5 anos e se após este prazo o pagamento da dívida não for efetuado o nome deverá ser excluído do banco de dados imediatamente.

Saber como consultar CPF no SPC grátis é fundamental para que você possa quitar todas as pendências do seu nome e não ter crédito negado ao realizar uma compra.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (44 votes, average: 3,77 out of 5)

Loading...

Está página foi lhe útil? Por Gentileza Compartilhe no WhatsApp. É muito importante para nós!