Boleto FIES – Como Imprimir? e Como Pagar?

Boleto FIES – Como Imprimir? e Como Pagar?

Quem é beneficiário do programa de Financiamento Estudantil precisa sempre ficar atento as datas de pagamento do Boleto do Fies, para evitar multas e até mesmo o cancelamento do contrato. FIES, confira também:

  • 2 Via do Boleto Caixa Online / Como Imprimir;
  • Quando e Onde Pagar / Parcela Atrasada.

FIES

Alguns estudantes não sabem como pagar, onde o pagamento pode ser realizado ou até mesmo quais os riscos que estão correndo quando não pagam essa taxa, que não é cobrada todos os meses. Se você quer saber tudo sobre o Boleto Fies, como imprimir, onde pagar, quando você irá receber e outras informações importantes sobre esse programa. Continue lendo esse artigo que vamos esclarecer todas essas questões nos tópicos abaixo.

Para que Serve

O que é o FIES? Para que Serve? O FIES é um Programa do Ministério da Educação e do Governo Federal que tem como objetivo financiar o valor das mensalidades dos cursos de graduação do Ensino Superior em Instituições de Ensino Privadas. Ou seja, aqueles alunos que não têm condições de arcar com o valor das mensalidades do seu curso, podem solicitar o financiamento diretamente com o Governo Federal e assim fazer a graduação e pagar posteriormente.

Porém, ao longo do curso é necessário pagar taxas de juros a cada três meses, assim o aluno que possui o Financiamento Estudantil recebe em sua casa um Boleto FIES no valor máximo de até 150 reais nos a cada trimestre.

Fora esse valor, os estudantes têm até 18 meses após a formatura para começar o pagamento do seu financiamento e o valor do curso pode ser parcelado em até 12 anos, o que corresponder 3 vezes um curso com duração de 4 anos, por exemplo.

Para participar do FIES é necessário realizar a prova do ENEM no ano anterior ao de ingresso no Ensino Superior e esperar abrir o período de solicitação do financiamento. Depois é necessário fazer um cadastro no site do SisFies e comprovar alguns pré-requisitos como:

  • Ter realizado Enem
  • Ter renda familiar bruta menor do 20 salários mínimos
  • Estar matriculado em cursos de graduação em instituição privada, exceto medicina.

Se você atender a esses requisitos passa por uma pré-seleção e caso seja selecionado deve apresentar os documentos presencialmente na sua faculdade, quando solicitado.

Contrato

Quando vou pagar o FIES? e onde eu pago? Depois que você é selecionado para participar do FIES é necessário assinar um contrato, onde garante que irá pagar os boletos trimestrais e o valor total da sua dívida, já com os juros incluindo.

Além disso, nesse contrato é firmado a data de vencimento de cada boleto, que pode variar de estudante para estudante. Porém os meses de pagamento são sempre os mesmos durante o ano, em Março,  Junho, Setembro e Dezembro. Então esteja ciente que mesmo que você tenha um curso financiado, nesses meses você receberá um Boleto Fies com valor de até R$ 150 reais que deverá ser pago até a data de vencimento para evitar juros e multas posteriores.

Os boletos podem ser pagos em diversos locais, tanto pela internet em aplicativos de celular, no internet banking, na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil, nas Casas Lotéricas e outros. Porém, após o vencimento somente é possível pagar na Caixa Econômica Federal ou emitir uma segunda via já com juros.

Parcela Atrasada

Não estou pagando o FIES, o que vai acontecer? Ao assinar o contrato você garante que irá arcar com o valor das parcelas trimestrais, então se você não cumprir com esse pagamento pode correr o risco de ser cortado do programa e ter dificuldade de se inscrever novamente ou até de renovar o seu financiamento em um novo período letivo. Por isso é sempre bom se programar com antecedência para que não atrase o pagamento e não corra risco de não ter o dinheiro para pagar o Boleto Fies.

Boleto

Não recebi o boleto do FIES, o que eu faço agora? No geral, o Boleto Fies chega em sua casa em até 10 dias antes do vencimento pelos correios, mas caso se aproxime o dia do vencimento e você ainda não recebeu seu boleto não espere, retire um novo de maneira simples pelo site da Caixa.

Seu boleto Fies aparecerá na página seguinte e você pode pagar ele sem correr o risco de perder o seu financiamento por causa de atraso ou falta de pagamento. Se ainda ficou alguma dúvida é só nos escrever um comentário, que assim que possível responderemos.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

Está página foi lhe útil? Por Gentileza Compartilhe no WhatsApp. É muito importante para nós!