Como reclamar na Anatel?

A agência nacional de telecomunicações é um órgão regulador e fiscalizador das empresas de telecomunicação, que age no sentido de melhorar o serviço e atender o consumidor.

Portanto, clientes de operadoras têm o direito de entrar em contato com a Anatel para reclamar e denunciar empresas que não estejam cumprindo suas obrigações com o consumidor. O órgão agirá nos seguintes sentidos:

  • Exigência de respostas aos clientes, quando há necessidade de mediação em negociações;
  • Identificação dos principais problemas de cada uma das operadoras, a partir das queixas;
  • Divulgação de um ranking de qualidade de serviço, que permite a análise do cliente antes da contratação de qualquer empresa.

Para isso, alguns passos deverão ser seguidos para formalizar a sua queixa! Confira a seguir.

1º) Contato com a operadora

Na presença de um problema de contrato e/ou serviço, você deverá entrar em contato com a empresa responsável – neste caso, pelos serviços de telecomunicação. A prestadora pode estar envolvida no fornecimento de telefonia fixa, móvel, Internet, TV, e outros.

O contato deverá ser feito através da central de atendimento ao cliente. Depois da finalização do atendimento, anote sempre o número do protocolo fornecido. Este será sua principal arma posteriormente, visto que é uma prova da sua reclamação e/ou solicitação.

Aguarde o prazo dado pela operadora, e caso não exista resposta ou mudança, parta para o segundo passo.

2º) Entre em contato com a Anatel

A Anatel poderá mediar apenas casos em que a operadora não conseguiu cumprir as suas obrigações. Existem duas formas de contato:

  • 1331: central de atendimento telefônico gratuito;
  • 1332: central de atendimento para deficientes auditivos.

Depois de repassar o caso, anote o número da solicitação que será fornecido pela Anatel. Vale lembrar, que a agência não resolverá diretamente o seu problema, mas sim, entrará em contato com a empresa envolvida, exigindo uma resposta.

3º) Aguarde 5 dias úteis

A Anatel atua como mediadora dos casos. Após a queixa, esta entrará em contato com a operadora telefônica, que terá 5 dias para agir sobre a situação.

Portanto, espere a operadora entrar em contato com você neste prazo. Caso isso não ocorra, parta para o próximo passo.

4º) Reitere sua reclamação com a Anatel

Depois do prazo dado à empresa, retorne o contato com a Anatel, em até 15 dias, para reabrir a sua reclamação. Se passado esse tempo, um novo protocolo deverá será aberto, e o processo recomeçará. Portanto, esteja sempre atento aos prazos.

Você será orientado para os próximos passos caso o seu problema não seja solucionado mesmo após de todas estas etapas.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

Está página foi lhe útil? Por Gentileza Compartilhe no WhatsApp. É muito importante para nós!